Prefeitura de Fortuna realiza ação de conscientização e prevenção pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A Prefeitura de Fortuna, por meio da Secretaria de Assistência Social e Trabalho (SEMAST), realizou durante esta manhã (18), em parceria com o Conselho Tutelar, uma blitz educativa no trânsito; para conscientização e prevenção em celebração ao dia 18 de maio – Dia do Combate ao abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Esta ação faz parte da Campanha “Faça Bonito”, do Governo Federal, que tem como objetivo destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

Segundo o Dr. Lucas Alencar, procurador geral do município, o dia 18 de maio deve ser tratado todos os dias. “Eu reforço o pedido para que as pessoas, à população, trate o dia 18 de maio todos os dia na sua vida. Muitas vezes nós pensamos que é um crime, que não tem visibilidade; não tem mídia; não tem reportagem; não tem notícia WhatsApp. Mas é por que a lei, visando proteger às Crianças, dá sigilo ao processo. Então, somente os profissionais envolvidos tem noção dos números absurdos dos casos que temos em Fortuna”, disse.

Ainda durante a blitz o Controlador do município, Dr. Linarck Soares, em discurso durante o evento, apontou sobre a incapacidade de uma criança, enquanto vítima, tratar do assunto. “Uma criança, por si só, não tem maturidade e capacidade para procurar uma delegacia de polícia e registrar um B.O. Por isso todos nós aqui presentes, também toda a população fortunense devemos nos preocupar com esse assunto sim. Por que é isso que os fazem covardes, não dar atenção. Achar que é uma coisa banal e, muitas vezes, nosso vizinho do lado sofrendo com esse problema. A prefeitura municipal, através do prefeito Sebastião Costa, está de braços abertos para receber as pessoas que estão sendo violadas ou receber as denúncias”, destacou.

O evento, que ocorreu durante toda a manhã, contou com a participação do secretariado jovem e atuante da prefeitura de Fortuna, juntamente com suas equipes. A procuradoria geral; controladoria; Polícia Militar; coordenadores e o apoio da população. Durante a blitz, foram entregues panfletos informativos; adesivação de veículos; palestras e apresentação musical.