NOSSA HISTÓRIA

O desbravamento do território teve início com a chegada do sr. Vidal Pereira que se fazia acompanhar de muitos escravos, instalando-se no lugar Calumbi, próximo ao local onde hoje está a cidade. Com a finalidade era desenvolver a agropecuária, ali trabalhou até a abolição da escravatura, quando se retirou para lugar igonorado. A partir daí, o povoado entrou em decadência, só vindo a tomar novo impulso, em 1919, quando o piauiense Antônio Martins de Souza fixou-se na área, passando a reativar as atividades anteriormente exploradas.

Em 1936, foi criada a primeira escola pública, sendo nomeado professor o sr. Antônio Martins de Souza. Coube ao padre José de Alencar, pertencente à paróquia de Colinas, celebrar a primeira missa.

Segundo antigos moradores, o nome teria nascido de uma exclamação de alguns caçadores que, torturados pela sede, encontraram uma lagoa. Diante da descoberta bradaram: Fortuna, que Fortuna!

Gentílico: fortunense

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Fortuna, pela lei estadual nº 1992, de 31-12-1959, desmembrado de Colinas. Sede no atual distrito de Fortuna ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 30-12-1961.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte:IBGE




HINO DA CIDADE


LEI DE CRIAÇÃO

MUNICÍPIO DE FORTUNA

LEI nº 1.992 de 31 de dezembro DE 1959 Cria o Município de FORTUNA e dá outras providências.

 

O Governo do Estado do Maranhão.
Faço saber a todos os seus habitantes que a Assembléia Legislativa decretou e eu sanciono a seguinte Lei:

DA CRIAÇÃO DO MUNICIPIO

Art.1° - É criado o Município de Fortuna, desmembrado exclusivamente do Município de Colinas, de acordo com os limites fixados na presente Lei.

Art.2° - O Município de Fortuna, fica subordinado à Comarca de Colinas.

Art.3º - É elevado à categoria de cidade convertido em sede do Município atual distrito de Fortuna.

Art.4º - O Município é constituído de um só distrito.

Art.5º - São os seguintes os limites do Município de Fortuna:

Começa a partir da margem esquerda do Rio Itapecuru, entre os lugares Mata Limpa e Barra das Canas, e segue em linha reta, passando com o Município de São Domingos do Maranhão.

Art.6º - Ficam respeitados os limites intermunicipais, de acordo com a Lei em vigor.

Art.7º - Esta Lei entrará em vigor em 1º de janeiro de 1962, quando será instalado o Município.

Art.8º - Revogam-se as disposições em contrário.

Mando, portanto, a todas as autoridades a quem o conhecimento e a execução da presente Lei pertencerem que a cumpram e a façam cumprir tão inteiramente como nela se contém. O Secretário de Estado dos Negócios do Interior, Justiça e Segurança a faça publicar, imprimir e correr.

Palácio do Governo do Estado do Maranhão, em São Luis, 22 de novembro de 1961, 140º da Independência e 73º da Republica.
 

 

Este texto não substitui o original publicado em imprensa oficial.



Receba nossa Newsletter. Deixe seu nome e e-mail!