Tópicos

Prefeitura realiza teste rápido de leishmaniose visceral canina na sede do município.

Na tarde de ontem, (26), os agentes da vigilância sanitária do município de Fortuna, realizaram aplicação de testes rápidos de leishmaniose visceral canina (calazar).

A ação, que foi desenvolvida no Bairro Piauí e Maranhão, visa o controle da doença no município que já registrou vários casos da doença em caninos e humanos.

O calazar, é uma Doença infecciosa causada por parasitas. Umas das fontes de infecção mais comum é o cão; pois os cães têm uma particularidade: eles transmitem o vírus um para o outro sexualmente e também para os filhotes. Desta forma, o animal como reservatório, fica mais fácil a transmissão dessa doença para humanos.

Uma das formas de eliminar a doença é detectar o cão positivo e fazer o controle da população canina.

Segundo a Coordenadora da Vigilância Sanitária, Dra. Leny Porto, essa ação causa um impacto muito grande na saúde pública; haja vista que é uma doença que transmite do cão para o homem.

“O município de Fortuna é endêmico para leishmaniose canina e humana. Essa ação tem extrema importância para a saúde pública! Por esse motivo; a equipe da vigilância sanitária vem orientando a população sobre os riscos da doença, formas de combate ao mosquito transmissor e realizar testes em cães suspeitos”, afirma Leny.

A realização dos testes obedecem uma lista das pessoas que procuram a vigilância e solicitam o teste.

GOVERNO, COMPROMISSO E TRABALHO

ASSCOM

    Deixe seu comentário

    Seu endereço de e-mail não será publicado.*

    Esqueci minha senha