REUNIÃO EQUATORIAL

REUNIAO EQUATORIALComo já é de conhecimento de todos, há vários dias a prefeitura, ao lado da base aliada, vem entrando em contato com a Companhia de energia, Equatorial, procurando solucionar os problemas das constantes quedas de energia no município de Fortuna. Como também já é de conhecimento de todos, o problema causou inclusive parada forçada dos poços da CAEMA, deixando a cidade inteira sem água.
Hoje, após muitos diálogos e solicitações, conseguimos uma reunião com a Companhia, através de seus representantes: os supervisores da Regional de Bacabal, Artemilton e Isaias - (supervisor de manutenção), que explicaram o objetivo da vinda ao município, que foi atender um pedido da gestão para pontuarem os problemas, ouvir as demandas e necessidades do município, bem como apresentar soluções.
Na reunião, a secretária de Administração Roberta Regina, questionou sobre uma possível implantação de uma subestação, haja vista que Fortuna é um município que já cresceu muito, e que está em pleno desenvolvimento. A secretária explicou e exemplificou que Fortuna é uma grande produtora de gás, e que em 2024 será iniciado a exploração do gasoduto; e em virtude desse fator, várias construções de diversos empreendimentos, como hotéis, prédios comerciais, restaurantes, entre outros, já começaram e outros com projetos para serem iniciados logo. Porém para comportar a grande demanda já existente, e chegada breve de novas unidades consumidoras, o que temos não é mais o suficiente. Roberta relembrou ainda, que o município conta com vários novos loteamentos, e que cidade está em expansão num ritmo acelerado, por tanto o que está sendo oferecido hoje para o município já não é o bastante para suprir a necessidade da população, por isso faz-se necessário a construção de uma subestação no município.
Ainda durante a reunião, as demais autoridades presentes, vereadores: Thaires, Cleidiane, Neguinha, Nenzão, Luizinho e Gerailson; os presidentes dos sindicatos: SINTRAF Edvan Campos e STRF Luciene Alves; Procurador Geral do município, Dr. Lucas Alencar; o Secretário de Obras Zezim Barba; Chefe de Gabinete Paulo Júnior, e o responsável pela CAEMA no município Dorivaldo, realizaram suas indagações e argumentos sobre o assunto.
A gestão questionou ainda a problemática do hospital municipal, que perdeu o parelho de Raio X por conta da baixa qualidade de energia, e expuseram a questão da lavanderia industrial do hospital que nunca chegou a ser utilizada por conta da energia. Mencionaram ainda, a questão da Odontomóvel, que em algumas UBS’s não funcionam devido à baixa da energia.
Foi solicitado com urgência uma manutenção na rede, principalmente na zonar rural, onde boa parte está dentro da mata sem nenhuma manutenção, influenciando diretamente no problema.
Depois de todos os questionamentos, solicitações e problemáticas expostas, Artemilton informou que a partir daquele momento iriam iniciar as visitas pontuais ao hospital e postos de saúde, também nas redes que ligam a sede a zona rural para uma manutenção e aprimoramento da rede. Disse ainda, que, os postes serão retirados regiões alagadas, e que realizarão a troca de cabos, e colocarão transformadores onde for necessário. Com relação a subestação os supervisores informaram que não faz parte da competência deles, mas que seria apresentado aos seus superiores da regional. Foi levado de Fortuna, diversos documentos comprobatórios com solicitações, ofícios, moções e o abaixo-assinado pela população, para solicitação de um novo planejamento para implantação da subestação, pois segundos os supervisores, de acordo com os dados técnicos, para Fortuna, estava previsto a construção de uma subestação apenas em 2029. Como demostrado na reunião a grande necessidade, irão levar o pedido aos seus superiores da companhia para um possível analise de replanejamento o mais breve possível.